Angola regista o primeiro caso de transmissão local por Covid-19. De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, trata-se de uma adolescente de 16 anos de idade.
Fotografia: José Cola | Edições Novembro
Franco Mufinda, que falava na habitual conferência de imprensa para actualização de dados sobre a pandemia em Angola, disse que a adolescente é filha de um paciente internado que veio de Lisboa, Portugal, no dia 17 de Março. Segundo o governante, a família de sete membros, cujo pai e filha estão infectados por coronavírus, foi posta em quarentena institucional e as medidas de vigilância epidemiológica foram reforçadas.
Com este primeiro caso de transmissão local no país, frisou Franco Mufinda, se a população não cumprir rigorosamente com as medidas de prevenção individual e colectiva estaremos próximo da contaminação comunitária. Deste modo, eleva-se para 27 casos positivos em Angola, dos quais seis recuperados, dois óbitos e 19 em acompanhamento. Dos 19 infectados, 11 estão internados no hospital da Barra do Kwanza, e oito na Clínica Girassol.
Na avaliação laboratorial, Frango Mufinda informou que foram examinadas 2.247 amostras, das quais 27 positivas, 1.912 negativas e 303 estão em processamento. Na quarentena institucional estão 830 pessoas. No capítulo de formação, o governante informou que as províncias de Benguela e do Cuanza-Norte capacitaram profissionais de saúde sobre vigilância epidemiológica, cuidados de biossegurança e de manejo de casos.
Com vista a conter a propagação do novo coronavírus (Covid-19), Angola observa, desde as 00h00 de Domingo (26 de Abril), o terceiro período de Estado de Emergência, a vigorar até às 23h59 do dia 10 de Maio, cumprindo-se assim 45 dias consecutivos de isolamento social. Trata-se da segunda prorrogação, de 15 dias, do regime excepcional, desta vez com um aligeiramento das medidas.
0 Comentários